HIDEO ONISHI (Sacerdote)
70 anos
Hideo Onishi, filho de pais japoneses, nasceu em Quintana - SP aos 24 de julho de 1939. Entrou para o seminário em Rio Claro - SP no ano de 1954. Fez os primeiros votos em Casa Branca - SP aos 9 de dezembro de 1960. Emitiu a profissão perpétua em 1963. Foi ordenado sacerdote em Campinas - SP no dia 7 de dezembro de 1968.
Após a ordenação foi ao Japão, onde morou durante dois anos, a fim de se aperfeiçoar na língua do país. Em consequência dedicou-se ao atendimento dos japoneses e descendentes. Decorre também deste fato sua ida a Marília - SP (1971-1981), sendo a região local de grande concentração de nipônicos. Por dez anos (1982-1990) foi vigário paroquial em Casa Branca. Voltou a Marília em 1991, onde permaneceu até outubro de 2009.
Pe. Hideo sofria de problemas cardíacos há algum tempo, tendo passado por momentos delicados e quase fatais. Cirurgias e adequados tratamentos lhe ofereceram oportunidades de sobrevivência. A diabetes o atacou violentamente e deixou-o praticamente cego. As complicações de saúde eram constantes e não resistiu à cirurgia a que se submeteu no Hospital Celso Pierro de Campinas - SP no início de novembro de 2009, vindo a falecer na madrugada do dia 3.
Pe. Hideo sabia como trabalhar em silêncio. Falava pouco e ouvia muito e a muitos. Outra sua característica eram as visitas familiares que fazia frequentemente a um grande grupo de pessoas, tanto a amigos como a fiéis que lhe eram confiados no ministério presbiteral.
Mesmo sem usar muitas palavras foi companheiro fiel dos confrades, participando ativamente em tudo na vida comunitária, paroquial e provincial. Chamado pelo Senhor viverá plenamente sua vocação, absorto na contemplação dos bens divinos.