LÁZARO DOS SANTOS ANDRADE (Irmão)
NASCIDO: Araçatuba, SP – 1 de novembro de 1941
FALECIDO: Ribeirão Preto, SP – 3 de setembro de 2009
No dia 3 de setembro de 2009 à noite, faleceu Ir. Lázaro dos Santos Andrade na cidade de Ribeirão Preto - SP.
Ele nasceu em Araçatuba SP a primeiro de novembro de 1941. Entrou em Rio Claro SP como aspirante no ano de 1952. Fez o noviciado em 1960, na cidade de Casa Branca - SP, e ao final do ano, aos 12 de dezembro, fez a primeira profissão. Emitiu a profissão perpétua no dia 9 de dezembro de 1966.
Permaneceu em Casa Branca até 1969 ajudando na parte administrativa e rural do Santuário de Nossa Senhora do Desterro. De 1969 até 1975 morou na Fazenda Capivari, perto de Campinas - SP, como responsável pela administração agrícola.
Em 1978 foi designado para a Fazenda Santana, também como responsável pela área rural. Em 1983, ficou à disposição do Superior Provincial, trabalhando nas propriedades da Congregação em Barra da Estiva BA e ajudando no plantio de café, que começava na região.
De 1985 a 1992 morou em Ribeirão Preto SP, auxiliando os ecônomos provinciais como membro da equipe econômica da Província.
A partir de 1993 residiu na comunidade religiosa da paróquia Santa Cruz de Rio Claro, encarregado de dirigir as obras de reconstrução dos edifícios da Fazenda Santana, assumindo também a direção da área rural.
Em 2001 foi transferido para Ribeirão Preto a fim de cuidar da saúde, pois a diabete e problemas cardíacos já tinham afetado significativamente sua saúde. As condições físicas pioraram deixando-o quase cego. Em agosto de 2009 foi submetido a cirurgia e detectou-se câncer avançado na altura do estômago. Suportou com paciência e resignação os sofrimentos. A agressividade da doença levou-o à morte.
Ir. Lazinho, como era chamado, trabalhou com dedicação nas propriedades da Província, viajando continuamente, visitando obras e implementando-as. Seu modo de expressar, gentileza no trato e comunicação pessoal granjearam-lhe muitos amigos e amigas.
Quem o encontrasse tinha a sensação de que estava sempre de bem com a vida, pois tinha como característica a expressão feliz no rosto. Deus o recompense por seus trabalhos na mansão dos justos.