JOAQUIM ALBERTO RODRIGUES (sacerdote)
PADRE Joaquim Alberto Rodrigues nasceu em 24 de setembro de 1939, em Cedral, SP. Entrou para um seminário Estigmatino em 23 de Fevereiro de 1951. Após completar seus estudos, professou votos perpétuos em 1962, e foi ordenado Sacerdote Estigmatino em 18 de Dezembro de 1965.
Após a sua ordenação sacerdotal, exerceu uma grande variedade de atribuições, tais como: pároco, vigário paroquial, diretor da juventude Estigmatina, líder de missões paroquiais Estigmatinas, diretor vocacional, confessor e diretor espiritual dos professos e estudantes Estigmatinos.
No exercício desses diversos ministérios, ele serviu em várias comunidades Estigmatinas, como: Santa Edwiges e São Benedito, em Campinas; Marília, São Paulo (Moóca), Sao Caetano do Sul, Barretos e Rio Claro, SP; Ituiutaba, MG; e Curitiba e Santo Antônio do Sudoeste (PR).
Mais recentemente, durante o ano de 2020, foi mestre de noviços na casa de retiros (‘Fazenda Santana’), e a partir daí vigário paroquial na Paróquia São Benedito, em Campinas, SP.
Além de suas funções na Província Estigmatina Santa Cruz, ele foi ainda conselheiro espiritual de casais, e esteve sempre pronto para atender as necessidades da diocese em que estava servindo, dentre as quais foi professor no seminário diocesano de Caetité, BA.
Era marcante nele a sua exuberante personalidade, bem como a sua disponibilidade. Ele sempre um incansável trabalhador, e missionário em favor de qualquer atividade pastoral da Província, unindo a isso o seu alegre temperamento.
Na manhã da quinta-feira santa de 2024, sofreu um AVC, que foi minando a sua saúde, até que, no dia 19 de maio, Domingo de Pentecostes, ele retornou à morada do Pai.
Com gratidão pela sua consagração à nossa família religiosa, rezemos pelo seu eterno descanso, pois ele bem o merece.