13 OTTOBRE

 

MÁRIO JOSÉ FILHO (sacerdote)

 

 

N. 2.5.1955 a S. Paulo Brasil

Professione temporanea 23.1.1986

Professione perpetua 23.10.1988

Ordinazione 28.1.1989

Morto 13.10.2011 a ospedale di Ribeirão Preto

56 anni.

 

 

A Morte não é Nada  

Mensagem da Pastoral Presbiteral em homenagem póstuma ao Padre José Mário Filho, CSS, falecido no dia 13 de outubro de 2011.

Nós todos nos sentimos entristecidos com a partida do Pe. Mário José Filho, CSS, nosso grande amigo de todas as horas... Acreditamos que algo melhor nos espera depois da morte, a vida em Deus, o que deve nos alegrar e nos confortar, pois lá, na comunhão dos santos este elo nunca poderá ser quebrado. Nós que amamos a Deus e acreditamos na ressurreição, lutamos mesmo que entristecidos e cheios de saudade, mas confiantes de que o Senhor Deus nos dará sempre e na medida certa o conforto que precisamos.

Lembremos o que nos diz Santo Agostinho:

"A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo.

Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo.

Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.

A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado.

Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas?

Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi."

Pastoral Presbiteral

 

 

Padre Mário José Filho (1955-2011) nasceu em São Paulo em 02 de maio de 1955. Filho de Mário José (falecido) e Alice Augusta José. Em 10 de dezembro de 1972 ingressou no Seminário Estigmatino, em Ribeirão Preto. Na cidade de Campinas, em 23 de janeiro de 1988, fez a profissão perpétua dos Votos Religiosos. Na paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, na Mooca, na capital paulista, recebeu a ordenação presbiteral em 28 de janeiro de 1989. Exerceu o ministério presbiteral nas seguintes cidades: Curitiba (1989), Ribeirão Preto (1990), Fazenda Santana (2001) e Ribeirão Preto (2010). Na Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos) exerceu as seguintes funções: Formador; Pároco; Diretor da Escola Sagrada Família (São Caetano do Sul); Conselheiro Provincial; Vigário Provincial; Ecônomo da Província Santa Cruz (Estigmatinos); Professor e Diretor do Departamento da UNESP-Franca-SP; Diretor Espiritual Nacional das Equipes de Nossa Senhora.

 

Faleceu às 8h10, da manhã de 13 de outubro de 2011, aos 56 anos, após quase duas semanas de internação no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto.


Em seu currículo lattes encontramos a seguinte trajetória na vida acadêmica: Possui graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Estigmatino (1980), graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Livre docente em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2007) . Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Metodologia do Serviço Social Família Sociedade e Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: família, serviço social, trabalho, cidadania e educação.

 

 

 

 

 

 

Versione inglese   Versione italiana