14 APRILE

 

 

JORGE LUIS MOURA DE OLIVEIRA (sacerdote)

 

Padre Jorge Luis Moura De Oliveira

Nato 14.8.1958 a Rio de Janeiro

Professione temporanea 23.1.2001

Professione perpetua 23.1.2004

Ordinazione 19.12.2004

Morto a Campinas 15.4.2012

Anni 53

Muore nella Provincia di Santa Croce. Il 30 marzo 2012 si era sentito male mentre guidava la macchina. Chiede aiuto lungo la strada e lo ricoverano in ospedale. Ben presto viene trasferito nella terapia intensiva di Campinas considerato ospedale eccellente. Dopo 10 giorni era uscito dalla rianimazione, ma un blocco renale lo ha portato alla morte. Attualmente era parroco nella parrocchia di S. Benedetto in Campinas. I giovani lo adoravano e già aveva cominciato i preparativi per portare un gran numero di giovani all’incontro col Papa Benedetto XVI in Rio de Janeiro il prossimo anno. Era avvocato e collaborava con il tribunale ecclesiastico di Campinas. Poco prima di lasciare Roma, il consigliere generale José Primo De Souza aveva cercato in Roma le carte del suo dottorato in Diritto e le aveva portate a Campinas.

 

Pe. Jorge Luiz Moura de Oliveira, CSS

Nascimento: Rio de Janeiro, RJ – 14.8.1958

Profissão perpétua: 23.01.1991

Ordenação: Rio de Janeiro – 01.02.1992

Falecimento: Campinas – 15.04.2012

Idade: 53 anos  

Província: Santa Cruz

 

No dia 15 de abril (domingo), nosso confrade, Pe. Jorge, voltou à Casa do Pai, após alguns dias de internamento na UTI do Hospital da UNICCAMP (Campinas). Pe. Jorge nasceu no Rio de Janeiro-RJ, aos 14 de agosto de 1958, filho de Manoel e Gilcinéia. Após acompanhamento vocacional, realizado pelo Pe. Luciano Dal Zoppo, ingressou em nossa Casa de Formação (Chácara do Vovô-Campinas) aos 20 de fevereiro de 1983, com 25 anos de idade, para freqüentar o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Terminado o curso, foi admitido, na Congregação, como Postulante, Noviço e Professo, emitindo os Votos Perpétuos aos 23 de janeiro de 1991, em Campinas. Após o curso de Teologia, realizado na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (São Paulo-Capital), foi ordenado sacerdote a 01 de fevereiro de 1992, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz-RJ, pela imposição das mãos de Dom Moacyr José Vitti, então Bispo Auxiliar de Curitiba-PR.

De 1992 a 1996, trabalhou em Ituaçu-BA, sobressaindo pelo seu desvelo e entusiasmo. Em 1997-2000, auxiliou as comunidades estigmatinas de Santa Cruz-RJ, Barretos e São Caetano do Sul. Nos anos de 2001 a 2006, exerceu o cargo de Formador de nossos estudantes do Propedêutico, em Ribeirão Preto. Em 2007, passou a ser Formador dos professos, estudantes de Teologia, em São Caetano do Sul. Daí, seguiu para a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho (Moóca-São Paulo-Capital), onde, em 2008-2009, se dedicou com esmero e zelo ao atendimento dos fiéis e aos estudos.

Finalmente, a partir de 2010, assumiu o cargo de Pároco da Paróquia São Benedito (Campinas), onde vinha desenvolvendo um trabalho muito empenhativo quer na área das reformas da igreja e salas adjacentes, quer na execução de um plano de pastoral mais atualizado. Em seu currículo acadêmico consta que Pe. Jorge recebeu os títulos de Mestrado e Doutorado em Direito Canônico no Instituto de Direito Canônico, incorporado à Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (São Paulo-Capital), e à Pontifícia Universidade Lateranense (Roma-Itália). Trabalhou, ainda, no Tribunal Eclesiástico de São Paulo.

Embora, de vez em quando, sua saúde vinha tendo momentos de declínio, todavia sempre os superou, empenhando-se em seus trabalhos com persistência e disponibilidade.

Aliás, essas duas características (persistência – disponibilidade), formavam o perfil de seu ser - religioso estigmatino, em consonância com a vida e o espírito de São Gaspar Bertoni, Fundador da Congregação Estigmatina, a quem Pe. Jorge amava e procurava imitar.

Num desses momentos de declínio da saúde, no final

de março de 2012, viajando de Ribeirão Preto para Campinas, sentiu-se mal e foi hospitalizado em Pirassununga-SP. Em seguida, como a crise perdurou, foi levado de ambulância para o Hospital da UNICCAMP (Campinas) e internado, de imediato, na UTI. Tudo foi feito pelos médicos, para a recuperação de Pe. Jorge, mas, 15 dias depois, a 15 de abril, veio a falecer com 54 anos de idade, por “falência múltipla dos órgãos”.

O velório foi na igreja da Paróquia São Benedito e aí, às 15hs., celebrada Missa de corpo presente, com a participação de muitos confrades e estudantes estigmatinos, além da igreja estar lotada pelos seus paroquianos, perplexos e angustiados pelo desenlace. Foi sepultado no Cemitério da Saudade (Campinas), no jazigo da Província Santa Cruz. Descanse em paz!

 

Inglese