12 SETEMBRO

 

 

GIULIANO MELOTTO  (sacerdote)

 

Nascimento: Bevilacqua Verona – 31.10.1943

Profissão temporária: 25.9.1961

Profissão perpétua: 1.11.1964

Ordenação: 22.6.1969

Falecimento: San Daniele del Friuli 12.9.2023

Idade: 79 anos

 

No dia 12 de setembro, por volta das 22:15 horas, Giuliano Melotto foi chamado à casa do Pai.

Há algumas semanas ele estava internado no hospital San Daniele del Friuli, devido a uma queda repentina da pressão arterial. Após a internação, a situação se complicou. P. Giuliano já havia passado por várias situações de fragilidade física, incluindo a amputação de uma perna em 2017. Mas sempre teve coragem, aquela coragem que o levou, como jovem estudante de teologia, à África, para completar os estudos e ser ordenado sacerdote em 1969, em Pretória.

Durante anos, o seu compromisso foi extenso em Winterveld, entre as comunidades de Maboloka, Kiplgat, Jericó, Ten Morgen e muitas outras. Foi ele quem acolheu os primeiros grupos de voluntários leigos do Cerro para a construção de diversas igrejas, jardins de infância, centros para idosos, clínicas onde as pessoas vinham para tratamento gratuito. Estávamos nas décadas de setenta e oitenta, e esta colaboração durou muito tempo, consolidada também pelos numerosos encontros que Pe. Giuliano fazia sempre durante as férias na comunidade paroquial de Cerro, à qual se sentiu profundamente ligado ao longo da vida.

Após 25 anos de presença na África do Sul, em 1993 emigrou para Botsuana, onde o seu trabalho foi necessário em algumas aldeias próximas de Gaborone, durante quatro anos.

Foi então chamado a Msolwa, na Tanzânia, onde passou os últimos anos, de 1996 a 2003, como missionário, comprometendo-se a levar adiante os numerosos projetos de promoção social iniciados naquela terra pelos padres missionários que o precederam.

Tendo regressado à Itália por motivos de saúde, fez parte das comunidades de Poggiomarino, Nápoles durante dois anos, Foligno-Vescia durante cinco anos, até 2012; e finalmente Gemona, sempre acompanhado pela sua vivacidade missionária que o marcou por toda a sua vida.

Agradecemos ao Senhor por nos ter dado um irmão tão generoso e prestativo, e o confiamos à Sua luz, para que continue em espírito a sua presença entre nós.

O funeral será celebrado em Tricésimo, Údine, no santuário da Madona Missionária, na segunda-feira, 18 de setembro de 2023, às 10:00 horas, e depois no Santuário da Madonna di Lourdes em Verona, às 15:30 horas.

O corpo será sepultado no túmulo dos Estigmatinos em Verona.

Pe. Lidio Zaupa

 

 

 

Versione inglese Versione italiana